Tecido grosso de algodão com ligamento aberto, apresentando um aspeto furado, com acabamento engomado, próprio para a aplicação de bordados, tapeçarias, etc
T
Talagarça
Tarlatana
Tecido tipo musseline de algodão, porém mais leve, transparente e encorpado, usado para entretelas de vestuários.
Tricô
Tecido utilizado na confeção de peças de vestuário e outras, executado à mão com duas agulhas onde se armam as malhas, de modo que o fio, passando de uma agulha para a outra, permite a execução de dois tipos de ponto que servem de base a uma grande variedade de padrões.
Tricoline (Tricolina)
tecido de construção de tela com a leveza e a resistência do algodão penteado mercerizado, podendo ser liso, estampado ou axadrezado, de peso ligeiramente maior do que a cambraia, atende a um mercado cada vez mais Tofisticado e exigente em tecidos leves, especialmente nos segmentos de camisaria.
Tricotine
Tecido semelhante à gabardine, de lã, algodão ou misto, com desenho sarja fantasia "tricotine". Efeito diagonal quase vertical, destinado ao vestuário masculino e feminino: tailleur, capa, etc.
Tule
Tipo de renda, semelhante ao filó de algodão ou poliamida com malha redonda ou poligonal, produzindo um tecido leve, armado e transparente. No início era fabricado na cidade de Tulle, na França. É composto por um urdume e duas tramas enviesadas, cruzando da direita para a esquerda e vice-versa.
Tussor
Tecido leve feito com uma variedade de fio de seda natural da Índia e depois da China, chamada de "Tussah". A lagarta que produz esta seda come somente folha de carvalho. Esta seda é grossa, rígida e muito brilhante.
Tweed
Tecido de lã cardada, grosso e rústico. Os fios de trama são fantasia, tipo Botoné, com efeito multicor. Usado para casacos, mantas, vestidos de inverno, etc.