Como coser um botão

Antigamente, as nossas avós coziam botões com a mesma facilidade com que hoje em dia vemos o nosso e-mail. Estamos tão habituados a recorrer a serviços para resolver os nossos problemas que quando a nossa camisa preferida ou o casaco que queríamos levar hoje para aquela saída especial fica sem um botão, parece o fim do mundo. Quer iniciar-se no mundo da costura, mas não sabe por onde começar? Comece por aprender como coser um botão – na realidade, é muito simples e rápido.

Material que vai precisar

Qualquer costureira que se preze, tem a sua caixa de costura sempre bem apetrechada… até porque, até para fazer um trabalho tão simples como costurar um botão, vai precisar do seguinte material:

  • Linha – convém ter as básicas brancas e pretas, mas também pode investir em linhas com as cores que mais usa. Existem no mercado conjuntos pequenos de linhas de várias cores que podem ser uma boa opção para ter na caixa de costura.
  • Agulha – aqui também pode apostar nas caixinhas com várias agulhas que encontra facilmente à venda. Assim, terá uma variedade de agulhas que se adequem aos vários tipos de tecido. Por exemplo, um tecido mais espesso adequa-se melhor a uma agulha mais grossa, enquanto uma camisa, por ser um tecido mais elegante, requer uma agulha mais fina.
  • Tesoura – não precisa necessariamente de uma tesoura de costureira, uma tesoura simples que corte bem é mais do que suficiente.
  • Botões – os botões perdem-se com facilidade, por isso, é sempre uma boa ideia ter muitos, de diversas cores e tamanhos.
  • Giz de costura ou lápis – uma ferramenta de trabalho essencial, quer para costureiras experientes, quer para costureiras principiantes.

Como pregar um botão

Reunidos o material e a peça de roupa onde vai coser o botão, toca a costurar!

1º Passo

Coloque a linha na agulha e junte as duas pontas. Dê um nó nas pontas, fazendo uma alça e puxando as duas pontas por dentro dela. Faça outro nó da mesma forma e corte as sobras da linha.

2º Passo

Para que o botão que vai coser não fique desalinhado com os restantes, é importante identificar o lugar correto.  Procure restos de linha que prendiam o botão antes de cair ou pequenos buracos no tecido por onde a linha passou. Se não os encontrar, abotoe a roupa e passe um alfinete pela casa correspondente ao botão que caiu, marcando esse local com giz de costura ou um lápis.

3º Passo

Empurre a agulha pelo lado avesso do tecido para o lado direito, puxando a linha completamente. De seguida, insira o botão, deslizando-o ao longo da linha até encostar no tecido.

4º Passo

Alinhe os furos do botão de acordo com os restantes e empurre a agulha para baixo pelo furo oposto, até ao avesso do tecido. Observe se os outros botões estão cosidos com as linhas na diagonal ou em quadrado e faça da mesma forma para que fiquem todos iguais. Repita o processo três ou quatro vezes, apertando a linha o necessário para que o botão não fique demasiado solto, mas tendo em atenção para que não aperte em demasia. Se o botão tiver quatro furos, repita o processo de costura no outro par de furos.

5º Passo

Para finalizar, empurre a agulha do lado avesso do tecido para o lado direito, sem passar por nenhum furo do botão. Puxe o botão de forma a afastá-lo do tecido e enrole a linha entre o botão e o tecido (pé do botão), dando cerca de seis voltas.

6º Passo

Pressione a linha em torno do pé do botão e corte o resto da linha. Não necessita de dar um nó. Parabéns! Conseguiu coser um botão!

Dicas úteis

  • Quando compra uma peça de roupa com botões, procure junto à etiqueta botões suplentes. Guardo-os numa bolsinha ou na caixa de costura, pois pode vir a precisar deles.
  • Se tiver que coser um botão num tecido mais espesso em que seja mais difícil coser, pode colocar um palito ou um fósforo sobre o botão e passar a linha sobre ele, de forma a manter a distância correta entre o botão e o tecido. Quando enrolar a linha no pé do botão, é só retirar o fósforo.
  • Se ficou sem um botão num local visível e não tiver botões iguais suplentes, pode retirar um botão que não esteja visível (numa camisa, pode retirar um botão que fique por dentro das calças, por exemplo) e cosa esse no lugar daquele que perdeu.
  • Pode arranjar uma bolsa pequena para colocar todos os acessórios necessários para coser um botão e transportá-la na carteira ou no porta-luvas do carro. Assim, se tiver uma emergência, como ficar sem um botão antes daquela reunião importante, num instante consegue resolver a situação.