Checklist: o que deve ter na caixa de costura

Costurar é uma atividade que requer um sem número de materiais e ferramentas, mas existem elementos básicos que são fundamentais. Esta checklist reúne tudo aquilo que uma boa costureira deve ter na sua caixa de costura.
Acessórios de costura: todo o tipo de fecho éclair, fechos magnéticos, colchetes, molas, presilhas, ganchos, ilhoses, etc.
Agulhas: uma variedade de agulhas permite trabalhar eficazmente com uma variedade de tecidos; tenha sempre agulhas para coser, bordar, tricotar e fazer croché.
Agulhas para a máquina de costura: tenha sempre uma ou duas agulhas suplentes para a máquina de costura, no caso de alguma de se partir.
Alfinetes: alfinetes lisos e alfinetes de dama são importantes para marcar tecidos, entre outras situações.
Botões: é importante manter um pequeno stock de diversos tamanhos e cores.
Corta-fios: uma pequena tesoura para eliminar as linhas que ficam penduradas depois de cosidas.
Cortador tecido: parecido com um cortador de pizza, este instrumento é muito prático para cortar tecido e uma boa alternativa às tesouras.
Dedal: o melhor amigo da costureira, protege os dedos quando se está a coser à mão.
Descosedor: pequeno instrumento que permite desfazer costuras de forma rápida e eficaz.
Elástico: tenha sempre elástico de várias grossuras.
Fita métrica/régua: imprescindível para assegurar todas as medidas certas nos trabalhos de costura.
Furador em aço: tem como principal finalidade furar e abrir orifícios em todo o tipo de tecidos, mesmo nos mais resistentes.
Lápis de costura: o ideal para marcar tecidos antes de os cortar e/ou alterar.
Linhas: numa variedade de cores, tenha linhas finas para tecidos delicados e linhas grossas para tecidos mais resistentes.
Papel termocolante: colado no tecido com recurso ao ferro de engomar, permite as mais diversas técnicas de aplicação e adornamento de tecidos sem necessitar de coser.
Passa elásticos: pequeno instrumento que auxilia a aplicação de elásticos e cordões nos tecidos.
Passador de linhas: pequeno instrumento que auxilia na colocação da linha na agulha.
Suporte para agulhas: pode escolher entre um suporte magnético ou a tradicional almofada para agulhas – o importante é mantê-las juntas no mesmo local.
Tesouras: um kit de costura necessita de tesouras de corte de qualidade, pelo menos uma grande e uma pequena. No entanto, existem diversas tesouras com funções específicas para a costura como, por exemplo, a tesoura de recorte, cujas bordas em zigue-zague permitem aparar um tecido sem desfiá-lo.
Vincador: pequeno instrumento que permite não só vincar costuras, como endireitar cantos.